cirurgias

A cirurgia oral é uma especialidade que tem por objetivo o tratamento de doenças, traumatismos, lesões e anomalias da cavidade bucal.

1. Dentárias:
a- Apicectomia (corte da ponta da raiz)

b- Exodontia (extração de dentes, tais como os dentes do siso e os supranumerários, inclusos ou não)

Dentes do siso: são os quatro terceiros molares que normalmente existem na boca – dois superiores e dois inferiores. Geralmente, nascem entre os 17 e 20 anos deidade. Porém, quando existe um posicionamento incorreto da arcada dental ou falta de espaço, isso pode não ocorrer, provocando reabsorção dos dentes vizinhos, dores, formação de lesões císticas e até alteração no posicionamento dos dentes presentes.
Se eles nascem parcialmente, os problemas também podem aparecer, como cáries, inflamação na gengiva, abscesso e dor. Em todos estes casos a cirurgia é indicada, desde que se faça um diagnóstico preciso, que inclui avaliação clínica do dentista, bem como exames radiográficos, com radiografias panorâmicas e periapicais.

2. Pré-protéticas:
Têm por objetivo promover a melhora da área de suporte das próteses e em torno dos dentes circunvizinhos. Indicadas quando há alteração óssea ou anormalidades nos tecidos moles. Neste caso, com pequenas modificações cirúrgicas pode-se melhorar significativamente a estabilidade e a retenção da prótese.